Missão

Voar 2

      É nossa missão construir um movimento que defenda a liberdade em todos os âmbitos da vida social e política.

    Temos perfeita consciência que o maior inimigo da liberdade é o Estado, representado por todos os que se servem dele para exercer o poder coercivo e coartar a liberdade das pessoas, assim como das suas  iniciativas espontâneas e empreendedoras. Roubando grande parte do seu suor com impostos e taxas, leis reguladoras e uniformizadoras, cortam a criatividade, entravam o verdadeiro empreendedorismo e impedem o desenvolvimento da liberdade criadora das pessoas. E entravam a vida das associações da sociedade civil, impedidas de terem livre iniciativa, fazendo-as depender dos diferentes financiamentos estatais.

   Combatendo as ideologias colectivistas (marxismo, comunismo, fascismo, socialismo e a social-democracia) assim como as ideologias individualistas (liberalismo), acreditamos na(s)  comunidade(s) formadas pela livre iniciativa das pessoas, seja com base na troca económica ao nível do mercado (empresas), seja sobretudo com base no bem querer (família, associações de diferente índole – caritativa, política, cultural, igreja, etc…).

     Contra a regulação positivista, da sociedade propomos a aplicação da Lei Natural na relação entre as pessoas e as comunidades, lei essa que defende os princípios da defesa da vida em todas as suas manifestações e estádios, da doutrina da não agressão e da legítima defesa, do respeito inalienável pela propriedade privada obtida pelo trabalho e pelo investimento da pessoa individual ou associada, o direito à verdade e ao respeito do bom nome.

     Em relação directa com a liberdade  e ao seu serviço, encontra-se a justiça entendida como a virtude que dá ao outro aquilo que lhe pertence.

     Como aplicar no  concreto todos estes ideais é o que pretendemos ir propondo e dialogando na acção, ao longo do tempo!